Descubra quais são as vantagens do certificado digital no setor de imóveis

Comparte la publicación

O certificado digital nada mais é que a identidade virtual de uma pessoa física ou jurídica. Por meio dele, os signatários conseguem fazer a assinatura digital dos documentos, inclusive acessar sistemas eletrônicos restritos como, por exemplo, INSS e Receita Federal. 

Por ser um mecanismo que permite fazer transações online com garantia de autenticidade, o Certificado Digital pode ser usado pelas empresas do setor imobiliário para tornar os processos de compra e venda de imóveis mais seguros e práticos.

Mas será que a praticidade e a segurança são as únicas vantagens do Certificado Digital no setor imobiliário? É o que você vai descobrir neste post!   

Como as empresas do setor imobiliário podem utilizar um certificado digital

No setor imobiliário, o Certificado Digital pode ajudar a sua empresa a modernizar, facilitar e agilizar os processos de compra e venda de imóveis. O mecanismo eletrônico pode ser utilizado para substituir o reconhecimento de firma em cartório, bem como para assinar contratos de aluguel e firmar transações com total validade jurídica.

Uma vez que o mercado imobiliário está mais competitivo e o cliente cada vez mais exigente, fazer o uso do certificado digital para simplificar todo o processo de assinatura é praticamente uma obrigatoriedade.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, a busca por imóveis na internet cresceu 34% em outubro de 2020. Isso mostra que o consumidor imobiliário está mais ativo no mundo virtual, e que as empresas que querem se manter competitivas neste mercado precisam tornar os processos mais digitais para atender o cliente com qualidade e reduzir os custos.

Vantagens do certificado digital no setor imobiliário

Agora que você já sabe como as empresas do setor imobiliário podem utilizar um certificado digital, veja todas as vantagens que esse mecanismo eletrônico pode trazer para o seu negócio: 

1- Elimina a burocracia

Até pouco tempo atrás os signatários precisavam se encontrar em um lugar específico para assinar os documentos, ou enviar o contrato assinado por fax ou correspondência. Também era necessário se dirigirem até um cartório para autenticar as assinaturas e fazer o reconhecimento de firma. 

Contudo, com o certificado digital, todo esse procedimento passou a ser otimizado. Isso porque, agora, ambas as partes podem assinar os documentos de qualquer lugar e hora. Basta terem um computador com internet e acesso a uma plataforma confiável de gestão de documentos e assinaturas digitais.

2- Melhora a experiência do cliente

Como todo o processo de assinatura é digitalizado com o certificado digital, o cliente consegue sair mais satisfeito da experiência de compra ou venda de um imóvel. Afinal, ele não precisa mais se dirigir até um cartório, uma imobiliária, construtora ou incorporadora para fazer as transações. 

Mesmo que esteja fora da cidade ou tenha um compromisso agendado, ele pode acessar o arquivo, ler o contrato de compra e venda e assinar o documento em poucos cliques. E apenas quando estiver livre das suas obrigações.   

3- Garante mais segurança nas negociações

O certificado digital é um mecanismo eletrônico que utiliza chaves criptografadas para substituir a assinatura física do signatário. Assim sendo, como impede que qualquer outro usuário que não seja o destinatário acesse os documentos, todas as partes envolvidas no processo de compra ou venda de um imóvel podem ficar mais tranquilas.  

4- Proporciona mais praticidade

Além de eliminar a burocracia, melhorar a experiência do cliente e garantir mais segurança nas negociações, outra vantagem do certificado digital no setor imobiliário é que ele proporciona mais praticidade. 

Praticidade tanto para as partes que estão comprando e vendendo o imóvel — que podem assinar os contratos em poucos cliques e de qualquer lugar —, como para a empresa do setor imobiliário que não precisa mais mobilizar pessoas ou reservar tempo para fechamento do negócio.   

Como escolher uma plataforma de assinaturas?

5- Reduz tempo gasto para fechamento de contrato

Antes, o tempo médio de duração para um processo de compra ou venda ser concluído era cerca de seis meses. Isso sem considerar o período de busca pelo imóvel que melhor se encaixasse ao perfil do cliente. 

Contudo, desde que o certificado digital passou a fazer parte do dia a dia das construtoras, incorporadoras e imobiliárias, esse período passou a ser bastante reduzido.   

Já pensou em todas as oportunidades de vendas que a sua empresa pode conseguir aproveitar apenas com esse tempo ganho?   

6- Facilita a assinatura de contrato digital

Os contratos digitais são documentos formulados eletronicamente que podem ser assinados a partir de qualquer dispositivo móvel como um tablet, computador ou smartphone. 

Para facilitar a assinatura desses contratos, garantindo a validade jurídica dos documentos, os signatários envolvidos no processo de compra e venda contam com um certificado digital. Do contrário, a transação pode demorar muito mais tempo para ser concluída.

Sem falar que, o contrato de compra e venda com cláusula promissória tem valor de escritura, quando assinado com o Certificado Digital. Assim, esse documento poderá ser registrado em Cartório de Registro de Imóveis e assim finalizar todo o processo com mais agilidade.

7- Diminui os custos

Processos muito burocráticos costumam demandar tempo, esforço e mobilização de recursos. Simplificar as assinaturas dos documentos por meio de um certificado digital é uma estratégia excelente para a sua empresa reduzir os custos operacionais, bem como proporcionar uma experiência mais agradável e econômica para o consumidor.

Viu só como o certificado digital pode ser extremamente benéfico para o seu negócio? Se você ainda ficou em dúvida se esse mecanismo eletrônico é realmente vantajoso para as empresas do setor imobiliário, confira esse case de sucesso da VP Urbanizadora

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Artículos relacionados